Estação de tratamento de água para remoção de ferro e manganês

A Estação de Tratamento de Água para remoção de Ferro e Manganês, também chamada de ETA para remoção de Ferro e Manganês, é um equipamento projetado para tratamento da água focada em remoção de ferro e manganês, deixando suas concentrações dentro dos limites estabelecidos pela Portaria n° 888/2021 do Ministério de Saúde, garantindo os padrões de potabilidade ao consumo humano.

Dependendo da fonte de coleta de água, é possível que a água bruta contenha concentrações elevadas de ferro e manganês, podendo causar alterações na cor, sabor e odor da água, além de deixar manchas em utensílios domésticos e tubulações. Esses elementos podem estar naturalmente presentes no solo e nas rochas, e quando a água flui por essas formações geológicas, podem dissolver e carregar consigo esses minerais.

A ETA para remoção de Ferro e Manganês propõe o tratamento convencional da água, seguindo as diretrizes da Resolução CONAMA n° 357, de 17 de março de 2005.

As premissas de projeto deverão ser verificadas para garantir que o equipamento opere assegurando que todos os parâmetros de saída estejam dentro dos valores máximos permitidos pela legislação.

As estações são construídas com Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), proporcionando resistência química e mecânica. Além disso, são equipamentos versáteis que podem operar em diferentes vazões, apresentando baixo custo operacional e facilidade de controle.

FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO

Para o tratamento, a água bruta é bombeada para a ETA para remoção de Ferro e Manganês, iniciando pelo processo de oxidação, que realiza a redução dos metais presentes na água, seguida pela floco-decantação, onde serão dosados químicos que fazem as impurezas se aglomerarem, formando flocos, e sedimentarem, depositando-se no fundo do tanque.

O líquido clarificado na superfície do tanque é enviado ao filtro com leito de carvão antracito e, após, é dosado desinfectante através de bombas dosadoras, tornando a água tratada potável. Caso o destino da água seja para consumo humano, é realizado a dosagem de flúor, também por bomba dosadora, deixando-a dentro dos limites estabelecidos pela Portaria n° 888/2021 do Ministério de Saúde.

O Sistema da Estação de Tratamento de Água para remoção de Ferro e Manganês opera através de um painel de controle, que comanda as bombas dosadoras de produtos químicos, acionadas automaticamente por sensores de nível presentes na estação.

Características Técnicas de uma Estação de Tratamento de Água Compacta (ETA)

  • Sistema compacto e modular;
  • Baixo custo com produtos químicos;
  • Baixo consumo de energia;
  • Fácil operação;
  • Economia de espaço;
  • Todo equipamento em PRFV;
  • Pintura epóxi.

Solicite um Orçamento


Pagamento facilitado:

Precisa de ajuda?
Atendimento WhatsApp
Olá, como podemos ajudá-lo?