Reator UASB

O Reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) da Águas Claras Engenharia é um reator anaeróbio de fluxo ascendente de alta eficiência. Ele é utilizado no tratamento primário de efluentes visando a estabilização e conversão da matéria orgânica através de um sistema biológico baseado na decomposição anaeróbia e estabilização da matéria orgânica, além de reter parte dos sólidos em suspensão.

Esse tratamento primário pode ser utilizado em Estações de Tratamento de Efluentes Sanitários bem como em Estações de Tratamento de Efluentes Industriais.

O processo de tratamento via Reator UASB é baseado na formação de uma biomassa altamente ativa, o que resulta em uma eficiente estabilização dos resíduos com um tempo de retenção hidráulica relativamente curto.

FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO

Os efluentes líquidos sanitários e ou industriais são bombeados aos Reator UASB à vazão constante, passando previamente por um sistema de remoção de sólidos grosseiros, correção de pH e homogeneização da carga orgânica. Pode ser necessário a adição de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, para o balanceamento ideal do efluente.

O UASB consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta por uma zona de digestão, uma zona de sedimentação, e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.

O efluente bruto é distribuído pelo fundo do Reator UASB, e posteriormente segue uma trajetória ascendente até encontrar a manta de lodo, onde ocorre a mistura, a biodegradação e a digestão anaeróbia do conteúdo orgânico, tendo como subproduto a geração de gases metano, carbônico e sulfídrico, que são filtrados pelo filtro de carvão ativado.

Os materiais flutuantes (escuma) são retidos pelo coletor de escuma e transportados por uma tubulação até o fundo do reator, onde está localizado o ponto de descarga. O lodo em excesso presente no fundo do equipamento deverá ser enviado para ser desidratado periodicamente, conforme necessidade.

O efluente líquido clarificado deixa o Reator UASB por meio de uma canaleta com vertedores triangulares, que se localiza na parte superior do compartimento de decantação, fluindo por gravidade para o tratamento secundário adequado.

Um dispositivo localizado abaixo do decantador tem a função de separar os gases e sólidos, evitando que as partículas desprendidas da manta de lodo sejam arrastadas para fora do sistema pelo fluxo ascendente. Isso permite que essas partículas retornem à câmara de digestão.

 

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO REATOR UASB:

  • Alto grau de estabilização do efluente;
  • Baixa produção de lodo;
  • A eficiência do tratamento não é limitada pela transferência de oxigênio;
  • Baixa demanda por área e custos baixos na implantação;
  • Possibilidade de manutenção da biomassa, sem alimentação do reator;
  • Baixo consumo de energia;
  • Tolerância a elevadas cargas orgânicas.

Solicite um Orçamento


Pagamento facilitado:

Precisa de ajuda?
Atendimento WhatsApp
Olá, como podemos ajudá-lo?